Fórum Municipal e Permanente de Cultura de Jales se reúne nessa quinta-feira (feriado)

Clique na imagem e participe

O Fórum Municipal e Permanente de Cultura de Jales, coletivo que reúne artistas e fazedores culturais de nossa cidade tem novo encontro marcado para acontecer nessa quinta-feira (03/06), feriado, ás 19 horas e 30 minutos e será realizado de forma virtual pelo aplicativo Google Meet.

O encontro é aberto para toda população que se interesse por cultura, seja artista ou não, pois o objetivo do Fórum é e sempre foi a construção de base, a partir da sociedade civil organizada, para que assim as políticas publicais culturais atendam de fato as necessidades e anseios de quem faz e produz cultura no município.

O Fórum Permanente de Cultura existe há quase 10 anos em Jales e tem sido um importante instrumento na construção e fortalecimento de políticas publicas voltadas para a classe trabalhadora da cultura. Em 2020, em articulação com a gestão municipal e o legislativo foi criada a Lei nº 5.043, que dispõe sobre a política municipal de Cultura e regula o Sistema Municipal de Cultura, além de criar o Conselho Municipal de Políticas Culturais e o Fundo Municipal de Cultura. A partir de então, grandes passos tem sido dados, como a implantação da Lei Aldir Blanc, que trouxe auxílio emergencial aos artistas e espaços culturais em meio a esse período difícil de paralisação das atividades culturais de forma presencial.

Esse ano, o Fórum tem debatido e lutado pela continuidade da Lei Aldir Blanc, considerando que temos recursos remanescentes e que a pandemia ainda tem prejudicado muito o setor cultural. A prorrogação da Lei foi aprovada e agora é preciso construir as formas que se darão a implementação dessa nova fase em nosso município, para que o recurso chegue à ponta, nas trabalhadoras e nos trabalhadores da cultura que estão precisando. Além também de discutir sobre o orçamento municipal que será destinado ao setor cultural no ano de 2022, tendo em vista que a LOA (Lei Orçamentária Anual) entrará em discussão muito em breve.

É na luta que se constrói, e dela não podemos nos retirar! Vamos nessa!?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

YouTube
Instagram