Festival Nacional de Teatro

Festival Nacional de Teatro

O Festival Nacional de Teatro de Jales surgiu no ano de 1993, como uma Mostra de Teatro de caráter competitivo. Ao longo dos anos, sofreu diversas interrupções devido ausência de financiamento e recursos, e teve também mudanças na nomenclatura, ora sendo nomeado como Mostra e em outros momentos, como Festival, mas sempre tendo uma repercussão local, regional e nacional significativa. Ao longo da história da Escola Livre de Teatro, proponente e executora do Festival, já foram realizadas paralelamente mais de 26 Mostras de Teatro, como forma de suprir a demanda e carência existente no município e região na área de ações de difusão no setor das artes cênicas.

Contabiliza-se que já tenham participado do Festival de Nacional Teatro de Jales mais de 40.000 pessoas, o que evidencia o potencial do município no âmbito de promoção de ações na área do teatro. A continuidade de sua realização, infelizmente ficou condicionada à disponibilidade de recursos e canais de financiamento, apesar do evidente sucesso e potencial econômico e cultural da ação.

O Festival Nacional de Teatro de Jales é um evento que atinge a todas as faixas etárias sem distinção de classe social, pois toda a programação é diversificada com peças gratuitas, pautadas no intuito de disseminar conhecimento, formar público e promover momentos de fruição e lazer.

 

Festival Nacional de Teatro

Galeria de fotos